
Escola é lugar de paz
- 20 de abril de 2023
- 0 comments
- Imprensa Sinpro-JF
- Postado em Notícias
Os dois episódios recentes de violência dentro de escolas no Brasil chocaram a população e trouxeram preocupação para famílias, estudantes e professores.
Qualquer tipo de violência é inaceitável, principalmente dentro de um espaço destinado à formação de crianças e adolescentes. A escola é um lugar de paz, não de medo.
Por não estar isolada, muito pelo contrário, justamente por ser um espaço de socialização, a escola reflete alguns sintomas da sociedade na qual estamos inseridos. Observamos, principalmente nas redes sociais, a presença indiscriminada de discursos que servem de alimento para atos de violência. Conteúdos extremistas que propagam sempre a ideia de que o outro é um inimigo. Além da banalização do uso de armas e do incentivo a todo tipo de preconceito contra o que é diferente.
Neste momento, fica evidente que não existe uma medida única a ser adotada para o enfrentamento dessa questão que tem afligido a comunidade escolar.
A segurança pública deve trabalhar com inteligência. É preciso agir para que as redes sociais não sejam instrumentos para o estímulo da violência no ambiente escolar.
Nos parecem graves outras alternativas que prometem policiamento ostensivo dentro de unidades escolares. A presença de força armada pode piorar o quadro.
Nós, representantes dos docentes das redes de ensino municipal, estadual e federal de Juiz de Fora e dos estudantes da UFJF, reafirmamos que é necessário um esforço contínuo que mobilize governos e a comunidade escolar para superação dessa situação.
Apes
SindUTE Juiz de Fora
Sinpro-JF
DCE
Comments are closed.